TRATAMENTO PARA SÍNDROME DE DOWN

Atualmente, com diversos tratamentos disponíveis é possível adquirir independência e autonomia.

A Síndrome  de Down possui ótimo prognóstico para independência e autonomia quando tratados precocemente com os profissionais corretos

Sendo assim, é importante que o tratamento seja iniciado ainda quando bebê com a estimulação precoce, para dar seguimento para o período infantil, adolescência e idade adulta; de forma que adquira o máximo de habilidades possíveis. 


Aqui na Clínica  Conexão nosso objetivo é cuidar da família de forma integral, oferecendo apoio não somente à criança, mas também aos pais, familiares e professores. Atendimento individualizado com compromisso de alcance de objetivos, vencermos juntos etapas, vencendo os atrasos e limitações que venham a ser impostas pela Síndrome de Down.

Entenda o

Tratamento

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição quer altera o desenvolvimento do indivíduo. Ao nascimento de uma criança com SD, surgem duvidas, incertezas e inseguranças no que diz respeito à saúde da criança como sobre o seu potencial de desenvolvimento imediato quanto às possibilidades de autonomia futura e qualidade de vida. Atualmente, com diversos tratamentos disponíveis, é possível adquirir independência e autonomia. As alterações estão relacionadas à habilidades motoras e cognitivas, sendo assim, é de extrema importância a estimulação precoce do bebê até a idade que for necessária aprimorar essas habilidades para melhor desempenho nas atividades diárias.

O tratamento é de extrema importância para diminuir o atraso no desenvolvimento da linguagem, motor, visual e cognitivo. O principal tratamento é estimulação global do desenvolvimento com equipe multidisciplinar: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, se em fase escolar, Psicopedagogia e Psicologia.

A família representa a primeira instituição a qual a criança tem acesso ao meio social, constituindo um importante espaço de socialização.

 

Nesse sentido, a criança depende dos familiares, enquanto membros sociais mais competentes e provedores de cuidados básicos necessários que supram suas necessidades, exercendo uma enorme influência no desenvolvimento e crescimento dessa criança.

 

Logo após ao nascimento de uma  criança com problemas de desenvolvimento, ou após um diagnóstico preciso de um profissional, a família apresenta dificuldades em lidar com este tipo de situação, podendo desenvolver posturas e atitudes inadequadas que não contribuirão para o desenvolvimento da criança nem trarão equilíbrio na dinâmica familiar. Quando nos referimos a  criança com Síndrome de Down, podem ser verificadas alterações na dinâmica familiar, a qual pode ser afetada pelo luto, sentimentos de raiva, negação e depressão.

 

Se faz necessário esclarecer, que a família de uma criança com Síndrome de Down necessita tanto de atendimento e orientação como a própria criança, não só para sua  organização e ajustamento, como também para que possa ser a referência de apoio e ajuda no processo de educação e tratamento clínico da criança. É necessário também que os profissionais ligados ao diagnóstico possam auxiliar de forma adequada a família, para que essa esteja bem informada sobre todas as etapas do tratamento.

Nossos profissionais são habilitados para realizar esse trabalho com a criança e a família de forma integrada com todas as especialidades envolvidas e interadas de todo o quadro do paciente.

Primeiro Atendimento – Encaminhamentos

O primeiro atendimento trata-se de um acolhimento, onde serão levantadas todas as demandas do paciente e da família, sendo realizada uma espécie de triagem para o encaminhamento para os profissionais necessários.

O Tratamento para Síndrome de Down, pode incluir:

Método ABA: Análise do Comportamento Aplicada é um método que aplica a compreensão de como o comportamento funciona para situações reais. O objetivo é aumentar os comportamentos que são úteis e diminuir os comportamentos que são prejudiciais ou afetam o aprendizado.

Integração Sensorial: É uma terapia que integra as sensações do corpo humano, onde organiza e modula a criança com respostas atípicas com estímulos vestibulares, táteis, proprioceptivos, visuais, auditivos, entre outros.

Modelo Denver de Intervenção Precoce: Busca estimular a criança com Síndrome de Down através de motivação e ambiente natural da criança. É realizada a avaliação para traçar objetivos e metas para o paciente.

Psicólogo: Atendimentos voltados para Comportamento.

Terapeuta Ocupacional: Atendimentos voltados para Funcionalidade em atividades diárias (motor, cognitivo, social, perceptivo)

 

Fonoaudiólogo: Atendimentos voltados para comunicação e linguagem.

 

Fisioterapeuta: Atendimentos voltados para Desenvolvimento motor.


 

Acompanhamento com os Pais

As atualizações sobre o tratamento do paciente serão dados aos pais/familiares/acompanhantes de forma trimestral, onde os terapeutas de forma individualizada sentará com a família para explicar evoluções, prognóstico, tratamento, planejamento terapêutico. Além disso, nossa equipe conta com Psicólogos e Grupos para Adultos e Pais de Crianças com Deficiência, enquanto a criança está nas terapias o familiar poderá estar fazendo acompanhamento com nossa equipe. Cuidando da família, cuidamos do paciente.

sessões

O Tempo Médio das Sessões é de 40 min (Estudos apontam que deve ultrapassar 15 horas semanais de terapia, ou seja, mais de 3 horas diárias no período de 5 dias)

duração

O Tempo de Tratamento é Indeterminado até atingir todas as habilidades sociais, cognitivas, motoras, perceptivas / Depende do nível de comprometimento da criança.

JUNTE-SE A NÓS

A conexão conta com profissionais qualificados para todas as demandas infantis, tudo em um só lugar. Nossos profissionais trabalham em equipe, realizam discussão de caso para que o objetivo terapêutico seja alcançado. Além disso, temos um setor para atendimentos psicológicos para adultos, onde os pais/familiares poderão ser acompanhados.

Clique abaixo para Conversar Agora Diretamente Conosco via WhatsApp.

©  2020 por CONEXÃO Núcleo de Psicologia Clínica

61 3321-7344  

61 99676-7821

  • Instagram
  • Wix Facebook page