TRATAMENTO PARA AUTISMO (TEA)
O tratamento e acompanhamento multiprofissional é de extrema importância assim que houver a suspeita do diagnóstico.

Receber o diagnóstico de Autismo para um filho é algo inicialmente desesperador. Os pais ficam sem chão e desnorteados. É como pilotar um avião sem o plano de vôo.
Porém é necessário saber que estamos falando de um transtorno tratável e que apesar de não ter cura, a criança com devida intervenção possui excelente prognóstico de caminhar para o grau mais leve do espectro . Dessa forma o “plano de vôo” vai sendo construído de forma individualizada em parceria com pais e escola.
Aqui na Clínica Conexão nosso objetivo é cuidar da família de forma integral, oferecendo apoio não somente à criança, mas também aos pais, familiares e professores. Atendimento individualizado com compromisso de alcance de objetivos, vencermos juntos etapas, vencendo os atrasos e limitações que venham a ser impostas pelo Autismo. Assim, nossa realização é alcançar vôos cada vez mais altos com nossos pacientes.
Entenda
o
Autismo

-
Atraso na Linguagem e Comunicação;
-
Interesses e Comportamentos repetitivos e restritos;
-
Déficit nas Interações Sociais.
Características Observáveis no Dia-a-Dia
Podem ser uma ou mais destas características:
-
Não mantém contato visual;
-
Usa a pessoas como ferramenta para obter o que deseja;
-
Não brinca com outras crianças;
-
Apresenta apego a objetos;
-
Resistência a pequenas mudanças de rotina;
-
Seletividade Alimentar (rejeita alimentos pela textura, cor, aparência);
-
Age como se não escutasse;
-
Pode apresentar agressividade ou indiferença com o que acontece ao seu redor;

O tratamento e acompanhamento multiprofissional é de extrema importância assim que houver a suspeita do diagnóstico. O tratamento precoce é igualmente proporcional com a evolução do paciente, quanto mais cedo iniciar as terapias melhor resposta do paciente, melhor prognóstico e maior ganho de aquisições/habilidades.

A família representa a primeira instituição a qual a criança tem acesso ao meio social, constituindo um importante espaço de socialização.
Nesse sentido, a criança depende dos familiares, enquanto membros sociais mais competentes e provedores de cuidados básicos necessários que supram suas necessidades, exercendo uma enorme influência no desenvolvimento e crescimento dessa criança.
Logo após ao nascimento de uma criança com problemas de desenvolvimento, ou após um diagnóstico preciso de um profissional, a família apresenta dificuldades em lidar com este tipo de situação, podendo desenvolver posturas e atitudes inadequadas que não contribuirão para o desenvolvimento da criança nem trarão equilíbrio na dinâmica familiar. Quando nos referimos a criança com TEA, podem ser verificadas alterações na dinâmica familiar, a qual pode ser afetada pelo luto, sentimentos de raiva, negação e depressão.
Se faz necessário esclarecer, que a família de uma criança autista necessita tanto de atendimento e orientação como a própria criança, não só para sua organização e ajustamento, como também para que possa ser a referência de apoio e ajuda no processo de educação e tratamento clínico da criança . É necessário também que os profissionais ligados ao diagnóstico possam auxiliar de forma adequada a família, para que essa esteja bem informada sobre todas as etapas do tratamento.
Nossos profissionais são habilitados para realizar esse trabalho com a criança e a família de forma integrada com todas as especialidades envolvidas e interadas de todo o quadro do paciente.
Primeiro Atendimento – Encaminhamentos
O primeiro atendimento trata-se de um acolhimento, onde serão levantadas todas as demandas do paciente e da família, sendo realizada uma espécie de triagem para o encaminhamento para os profissionais necessários.
O Tratamento TEA, pode incluir:
Método ABA: Análise do Comportamento Aplicada é um método que aplica a compreensão de como o comportamento funciona para situações reais. O objetivo é aumentar os comportamentos que são úteis e diminuir os comportamentos que são prejudiciais ou afetam o aprendizado.
Integração Sensorial: É uma terapia que integra as sensações do corpo humano, onde organiza e modula a criança com respostas atípicas com estímulos vestibulares, táteis, proprioceptivos, visuais, auditivos, entre outros.
Modelo Denver de Intervenção Precoce: Busca estimular a criança com autismo através de motivação e ambiente natural da criança. É realizada a avaliação para traçar objetivos e metas para o paciente.
Psicólogo: Atendimentos voltados para Comportamento.
Terapeuta Ocupacional: Atendimentos voltados para Funcionalidade em atividades diárias (motor, cognitivo, social, perceptivo)
Fonoaudiólogo: Atendimentos voltados para comunicação e linguagem.
Fisioterapeuta: Atendimentos voltados para Desenvolvimento motor.
Acompanhamento com os Pais.
As atualizações sobre o tratamento do paciente serão dados aos pais/familiares/acompanhantes de forma trimestral, onde os terapeutas de forma individualizada sentará com a família para explicar evoluções, prognóstico, tratamento, planejamento terapêutico. Além disso, nossa equipe conta com Psicólogos e Grupos para Adultos e Pais de Crianças com Deficiência, enquanto a criança está nas terapias o familiar poderá estar fazendo acompanhamento com nossa equipe. Cuidando da família, cuidamos do paciente.
sessões
O Tempo Médio das Sessões é de 40 min (Estudos apontam que deve ultrapassar 15 horas semanais de terapia, ou seja, mais de 3 horas diárias no período de 5 dias)
duração
O Tempo de Tratamento é Indeterminado até atingir todas as habilidades sociais, cognitivas, motoras, perceptivas / Depende do nível de comprometimento da criança.

JUNTE-SE A NÓS
A conexão conta com profissionais qualificados para todas as demandas infantis, tudo em um só lugar. Nossos profissionais trabalham em equipe, realizam discussão de caso para que o objetivo terapêutico seja alcançado. Além disso, temos um setor para atendimentos psicológicos para adultos, onde os pais/familiares poderão ser acompanhados.