Relações de Codependência:

 

Quando falamos de relações amorosas, existem questões que podem ser estudadas e trabalhadas. Um fator gerador de muito sofrimento, às vezes, até sofrimentos encobertos, é a Codependência. As relações atualmente são pautadas nesse comportamento, quando aquela pessoa tão idealizada é a soma de tudo o que faz você se sentir bem e se apaixonar, passando, depois de algum tempo, a amar. Até então, tudo certo! Depois de um tempo juntos, esse casal passa a viver em função do outro, como: um nunca pode sair sem o outro, há sempre a espera sempre pela aprovação do outro para fazer algo, entre outros.  

Alguns podem estar pensando agora, “relacionamento é assim mesmo”, ou pior, “para dar certo tem de ser assim”. Sinto muito, mas tenho de dizer que não, não deve ser assim e não precisa ser assim para que dê certo. Enquanto estão juntos, esses fatos corriqueiros passam sem ser percebidos, ou até são, mas sem ter noção de sua real importância, afinal, o importante é ter o outro ali, ao seu lado sempre. Mas, digamos que, por algum motivo, um não está mais satisfeito com a relação e resolve terminar! E agora? É nesse momento que muitos não encontram onde se apoiar, tanto tempo sem ver os amigos que se sentem até sem graça de voltar a procura-los, não conseguem tomar decisões sozinhos(as), porque se acostumaram a depender da opinião ou aprovação do outro para isso; não se sentem bem saindo sozinhas e, pior, se acham incapazes de serem felizes sozinhos(as).  Nesse momento, o sofrimento já está instalado e buscar ajuda é imprescindível.

Antes de tudo, uma forma de se evitar tudo isso é passarmos a entender ninguém possui uma pessoa, que um relacionamento é feito de duas partes diferentes, que escolheram caminhar e construir algo juntas,  e que viver isso não significa que se perdeu a liberdade, mas que conseguiu um companheiro para as estradas da vida.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Metáfora da Mesa

May 10, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2020 por CONEXÃO Núcleo de Psicologia Clínica

61 3321-7344  

61 99676-7821

  • Instagram
  • Wix Facebook page