Como saber quando devo procurar um psicólogo?



Embora a psicologia esteja ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais, devido a sua grande importância, muitas pessoas ainda não sabem qual é o papel do psicólogo e qual é o momento certo de procurar ajuda. Antigamente pensava-se que psicólogo era apenas para quem tinha graves doenças mentais. Hoje sabemos que isso não é verdade e que a psicoterapia pode ajudar todas as pessoas.

E quando a psicoterapia pode ser útil?

Em primeiro lugar a psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento e crescimento pessoal. Muitas pessoas, com a correria do dia a dia, esquecem de voltar suas atenções pra si e já não sabem mais seus gostos ou suas vontades. Isso é um problema que pode ser resolvido com a ajuda da psicoterapia. Quando mais nos conhecemos, mais chances temos de crescer no aspecto pessoal.

Além disso, a psicoterapia é indicada para casos de sofrimentos e dificuldades emocionais. São casos de depressão, momentos de ansiedade ou no caso da sua vida não estar como gostaria que estivesse. Perda do emprego, dificuldade em realizar alguns objetivos pessoais e/ou profissionais e dificuldade de aceitação de si são casos que podem ser amenizados com a ajuda de um psicólogo. O psicólogo também atua no tratamento de fobias e traumas.

Há psicólogos especializados no atendimento de famílias e casais, quando há alguma demanda por partes desses. Isso acontece quando a família precisa se reajustar em algum aspecto ou o casal está tendo problemas conjugais. Também há psicólogos para ajudar a passar por diferentes etapas da vida. São os casos dos psicólogos que atendem durante a gravidez e pós-parto, psicólogos que fazem orientação vocacional, outros que realizam acompanhamento para realização de cirurgia bariátrica e outros ainda que fazem acompanhamento de pessoas internadas em hospital.

Também existe a psicoterapia infantil, que trabalha de forma lúdica para conseguir entrar um pouquinho no mundo da criança, auxiliando no quer for necessário. São casos de crianças que passaram por algum trauma, estão com dificuldades de socialização, dificuldades escolares ou que estão passando por uma fase mais difícil em suas vidas e os pais não sabem como lidar.

Dessa forma podemos perceber que o trabalho do psicólogo é mais amplo do que se pensava e não é algo apenas para pessoas que sofrem de transtornos mentais sérios. A psicologia é para todos aqueles que buscam por melhorias pessoais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2020 por CONEXÃO Núcleo de Psicologia Clínica

61 3321-7344  

61 99676-7821

  • Instagram
  • Wix Facebook page